segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Plano de Saúde?


Precarização dos convênios médicos e manobra dos patrões
Uma verdadeira enxurrada de reclamações de trabalhadores referentes aos convênios médicos das empresas tem chegado ao Sindicato. Apesar de problemas diferentes, todos eles representam a mesma coisa: as empresas estão precarizando os convênios, para aumentar ainda mais seus lucros, às custas da saúde dos seus trabalhadores. 
Caçapava
Em Caçapava, por exemplo, a reclamação é geral contra os convênios do Policlin e Unimed que,segundo eles, estariam demorando muito para liberar guias de exames. A situação se complica ainda mais quando é um exame para diagnosticar algum problema de saúde relacionado ao trabalho. “Com a produção em alta, é grande o número de trabalhadores que adquirem doença ocupacional. Se isso não bastasse, agora até o tratamento está sendo negado aos trabalhadores”, disse o diretor Rogério Willians de Oliveira.
GM
No mês passado, o Sul América Saúde, que é o convênio dos trabalhadores da GM, tentou empurrar um contrato totalmente irregular para os trabalhadores, incluindo uma cláusula que determinava que, ao se desligar da empresa, o valor do plano do trabalhador seria multiplicado pelo número de vidas atendidas no contrato (dependentes e titular). A manobra foi duramente criticada pelos trabalhadores, que se mobilizaram e conseguiram, junto com o Sindicato, reverter a situação.
Jacareí
Recentemente, os trabalhadores da Lupatech e da Wirex Cable também tiveram problemas. Na Wirex, os trabalhadores estavam descontentes com o plano de saúde do Policlin e a empresa trocou pelo São Francisco Vida. A mudança não agradou, já que os trabalhadores passaram a pagar pelas consultas. Os trabalhadores entraram em estado de greve e a empresa pediu prazo para apresentar nova proposta. Na Lupatech, a empresa também mudou  plano de saúde, impondo o sistema de co-participação para os trabalhadores, que aceitaram fazer uma experiência, por seis meses.

Texto extraído do Jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos: http://www.sindmetalsjc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário